Alguns pedaços se desprenderam nesta quarta-feira do tanque externo do ônibus espacial Endeavour logo após o lançamento, e pelo menos um deles atingiu a estrutura da nave, mas as autoridades da Nasa (agência espacial americana) disseram que o incidente não representa um problema sério.
"Vários fragmentos se desprenderam e alguns, provavelmente, atingiram a nave antes de terminar o período [...] de risco potencial de dano ao ônibus espacial", disse William Gerstenmeir, administrador adjunto para operações espaciais da Nasa, em entrevista coletiva, antes de minimizar os eventuais efeitos do choque dos fragmentos com o ônibus espacial.
"Não consideramos que isso seja um problema", disse Gerstenmeir. Segundo ele, as marcas brancas mostradas nas imagens provavelmente são "danos na pintura, não fissuras profundas".
Uma das primeiras operações que os astronautas da nave realizarão nesta quinta-feira será revisar o escudo térmico e a estrutura da nave para garantir a segurança durante a reentrada na atmosfera.
Foi durante o retorno à Terra que o ônibus espacial Columbia se desintegrou sobre o céu do Texas em 1º de fevereiro de 2003, ao término de uma missão científica, uma tragédia que matou seus sete tripulantes. Investigações apontaram um buraco na asa causado por fragmentos de espuma isolante como a causa do acidente.
Em 2006, pedaços de espuma também se soltaram do tanque de combustível do ônibus espacial Discovery durante um lançamento, mas inspeções feitas em órbita afastaram a existência de danos na proteção externa da nave, que retornou em segurança à Terra.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário